Assim como o Magistério da Igreja é uma das colunas da fé católica, a Palavra de Deus é outra coluna desta fé. É importante dizer, que quando se fala em coluna, não queremos apenas dizer que uma é melhor ou independente da outra, muito pelo contrário, ambas caminham juntas e acrescentamos ai a Sagrada Tradição. Mas como estamos reunindo fatos que nos mostra porque a Igreja tem como fé, a existência do purgatório, vamos nos deter aqui sobre os argumentos que possui, como base de fé para esta crença, na Sagrada Escritura.
Como se sabe, a fé católica nos ensina que após a morte, teremos apenas dois destinos. A salvação ou a condenação. Caso a alma seja salva, ela possui ainda outros dois caminhos, o purgatório ou o céu. Toda esta fé está embasada na Sagrada Escritura e vamos conhecer agora algumas passagens que nos indica esta verdade de fé.
Rm 14,10c “Pois todos nós compareceremos ao tribunal de Deus”
Rm 14,12 “Assim, cada um de nós prestará contas a Deus de si próprio”
Hb 9,27 “E como é fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento”
2 Cor 2,10 “Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal.”
Aqui vemos que sim, existe um julgamento, e ele é particular. Assim sendo e tendo consciência desta verdade já podemos crer que somos responsáveis por nossas ações, o que nos leva a meditar se estamos fazendo ou não a vontade de Deus. Receberemos de Deus, segundo nossas ações, seja para o bem, seja para o mal.
Mt 12,32 “... se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançara o perdão, nem neste século nem no século vindouro”
Observando as palavras de Jesus, e fazendo uma interpretação correta para o assunto em questão, observamos que:
“Quem falar contra o Espírito Santo, não alcançará o perdão” -> significa que é um pecado grave, um pecado mortal. Se morrermos com este pecado não alcançaremos a salvação, nem neste “século” = nesta vida – “nem no século vindouro” = após nossa morte. Sendo assim, percebemos que, outros pecados – pecados venais - poderão ser perdoados “no século vindouro” = após nossa morte, passando pelo fogo, que é o “purgatório”.
1 Cor 3,13-15 “a obra de cada um aparecerá. O dia do julgamento irá demonstra-lo. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.
... Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.”
Fica claro nestes versículos que algumas almas, após passar por esta vida, não estão purificadas, mas estão sim a caminho da salvação, porém, antes de estar na presença de Deus, a alma terá que ser purificada, pois não se pode apresentar diante de Deus, com manchas de pecados contraídos nesta vida. Então, a alma é enviada ao purgatório para purificar de seus pecados.
Comments